O que é Briefing e por que ele é tão importante?

foto-ideia

Se todos soubessem o quanto você é importante!

A primeira etapa de um projeto se inicia através do briefing, que é a coleta de informações essenciais para compreender a necessidade e solucionar problemas, além de salientar detalhes na comunicação visual e estética de uma marca.
A partir das informações coletadas os objetivos são classificados por ordem de importância na visão do cliente. Ele deve ser referência para tomada de decisões e estratégias.
Quando a marca é existente, pesquisamos a fundo o conceito aplicado e qual a sua relevância. Quando a marca está sendo criada, a pesquisa se baseia nas informações do briefing, concorrência, diferenciais, valores e missões que devem ser transmitidos.
O processo de análise dessas informações é a base fundamental para o desenvolvimento do projeto, seja de uma nova marca ou redesign.
Entretanto, muitas vezes essa etapa é subestimada pelo cliente, que por falta de tempo ou por desconhecer a sua importância, o deixa de lado ou incompleto, prejudicando o direcionamento do projeto. Inclusive, é baseado no briefing a formulação do orçamento, pois nele temos informações de quantidades, variação de produtos e execuções.
Quanto mais informações obtivermos do cliente melhor será o desenvolvimento do projeto, além de otimizar o tempo de execução e entregar o projeto que o cliente deseja.
Rolar para cima
Podemos ajudar?