SAIBA O QUE É LOGOTIPO, IDENTIDADE VISUAL E SEU PROCESSO

Existe uma confusão entre esses termos, mas vamos explicar de maneira bem simples.
O cliente chega e diz: “- Estou abrindo uma empresa, faz um “logo” pra mim?”.
Uma marca não se baseia apenas em um logotipo, mas na composição dele, as cores certas para cada seguimento de negócio, a tipografia que harmoniza com as cores, o símbolo que compõe o conjunto, transmitindo toda essência e valor da marca.
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A Identidade Visual é um dos principais fatores para o sucesso de qualquer negócio. Deve ser impactante e diferenciada das demais concorrentes, tornando sua marca reconhecida em qualquer lugar. Também é responsável por gerar sentimentos,  confiança, proximidade com seu público.
Dentro da Identidade Visual encontramos alguns elementos visuais como o logotipo, as cores, slogans, símbolos ou sinais, a tipografia que estão presentes em diversas aplicações e formatos.
A escolha das cores precisa conversar entre si. Há excelentes livros de estudo que podemos nos aprofundar, pois não podemos nos basear apenas em gostos pessoais, mas em uma visão estratégica e técnica.
O logotipo carrega elementos gráficos que facilitam a identificação. Podem ter formato simplista, utilizando apenas textos como a BBC, HBO, HP, por exemplo, ou ainda o uso somente de símbolos como a famosa Apple, o estilo Wordmark que utiliza o nome da empresa como logotipo como a Disney ou combinar o nome a um símbolo, criar emblemas.
A escolha da tipografia é muito importante, principalmente se for o caso de combinação de mais de uma. Exigem muita cautela para que não torne algo poluído, desagradável ou ilegível. Assim como as cores, a tipografia também transmite emoções, seriedade, credibilidade.
Diante de todas as informações, para dar início ao projeto de uma Identidade Visual devemos seguir etapas fundamentais e a primeira delas é o briefing, que nada mais é que a coleta de informações da empresa, dos seus produtos, público que deseja alcançar, seus concorrentes e etc.
Após a coleta dessas informações iniciamos uma pesquisa de tudo que abrange a marca,a faixa etária, gênero e baseado nessa pesquisa traçamos uma estratégia com muitos rascunhos, pesquisas e mais rascunhos. Depois que a ideia é formada iniciamos a criação do logotipo, já imaginando como será utilizado, testamos cores e tipografia, cores, tipografia e símbolo, testamos em várias aplicações e vamos ajustando conforme a necessidade. Cada detalhe é importante, afinal estamos realizando um sonho cheio de expectativas em realidade.
Após todos os testes, aplicações, definimos o projeto e é chegada a hora da apresentação.
Nesse ponto apresentamos o projeto ao cliente juntamente com o conceito aplicado, baseado em todas as informações recebidas e estudo sobre o negócio que o tornam único.
Projeto aprovado, os arquivos são separados e enviados em diferentes formatos conforme a necessidade de cada cliente.
Todo esse processo demanda tempo, muito estudo, pesquisa para que realmente seja uma identidade, seja algo único, perfeito, reconhecido.
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